Dr. Olavo Colli Jr

Defensor Público titular da 1ª Defensoria Pública Cível de Três Lagoas-MS, especialista em Direito Público, especialista em desenvolvimento humano.

Vou contar um pouco de minha trajetória transformadora que me permitiu ser quem sou e buscar continuamente a evolução.

Nascido em Araçatuba-SP, filho caçula de professores, Seu Olavo e Dona Nilza, e irmão da Cris e da Lu, ao terminar o ensino médio, ainda sem saber o que fazer, acabei por ingressar no curso de Direito, onde, rapidamente, descobri que minha missão era ajudar pessoas carentes a terem acesso a justiça.

Formado em 2005 pelo Centro Universitário Toledo de Araçatuba e aprovado na OAB em fevereiro do mesmo ano, iniciei minha trajetória de estudos para realizar meu sonho de ser Defensor Público.

Porém, com apenas 23 anos, sem inteligência emocional e uma estratégia, acabei por me frustrar com o pensamento de que deveria prestar todos os concursos que aparecessem para, então, ir em busca da Defensoria. Obviamente não deu certo.

Em 2006 iniciei minha pós-graduação em direito público com ênfase em direito constitucional, pelo Damásio Educacional S.A. em parceria com a Universidade Potiguar, e, já no início do ano, bolei uma estratégia de estudos.

Em junho me mudei para Brasília, com a ideia de continuar minha especialização, ingressar no mercado de trabalho como advogado em um grande escritório, e continuar meus estudos. O plano era perfeito.

Porém, não era o plano de Deus!!

Minha até então namorada, engravidou e eu regressei para Araçatuba.

Agora, com essa nova responsabilidade e imenso desafio, abri meu próprio escritório de advocacia, juntamente com outros dois grandes amigos, e agora, além da missão de estudar, tive que aprender a ser advogado e empreendedor, o que, confesso, foi muito difícil.

Em novembro de 2006 casei-me com a mulher da minha vida, Ana Samira, e em fevereiro nasceu o meu maior desafio, minha mola propulsora, meu amado filho Kauan. Novas tarefas, novas responsabilidades, com apenas 23 anos de idade.

Havia momentos que a vontade de abandonar os estudos e a advocacia eram imensos, porém, meu sonho era muito maior, e agora com um motivador a mais, meu pequeno campeão.

As dificuldades financeiras eram grandes, a advocacia remunerava pouco, que não cobria minhas despesas, e o salário da minha esposa bancária também era insuficiente, e por isso, morávamos na casa dos meus pais, que incondicionalmente apoiavam minhas decisões.

Minha estratégia de estudos começou a surtir efeito, era visível na evolução dos resultados dos concursos, em especial nas primeiras fases (fase objetiva).

Até que em 2008, me inscrevi para Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, Pará e São Paulo.

Nas três fui para a segunda fase.

Em março de 2009 já sabia que estava na fase oral de Mato Grosso do Sul, e, por 0,25 havia sido reprovado em São Paulo. Não me frustrei por esse resultado, na verdade, me serviu de motivador para intensificar mais meus estudos.

Em maio, fui convocado para a fase oral do Pará, porém, na semana do dia 18 de maio, iniciou a fase oral de Mato Grosso do Sul. Uma semana intensa, estressante e com muitos desafios, em especial, o de falar em público.

Quando sonhamos com algo, é comum esquecermos os dificultadores, e falar em público era uma limitação gigantesca, sem que eu entendesse o porquê.

Aprovado em Mato Grosso do Sul, acabei por focar na minha família e escritório, e não fui para o Pará.

Em 18 de setembro de 2009, tomei posse do meu sonho, da minha missão.

Minha primeira comarca, como Defensor Substituto, foi Anaurilândia-MS, cidade pequenina, cuja realidade sociocultural era totalmente distinta da minha realidade.

Mas o ser humano é adaptável e, lógico que comigo não seria diferente.

Após dois meses morando em um hotel simples (hotel Samambaia), aluguei uma casa e, em janeiro de 2010, minha esposa conseguiu se transferir para o banco do Brasil de Anaurilândia.

Eu estava realizado, fazia o que amava e junto de minha família.

Ainda como substituto, atuei em Bataguassu em conjunto com Anaurilândia, e, em 2011, substitui em Três Lagoas e Anaurilândia.

Nesse período, foi um dos mais desafiadores, pois antes de saber que iria para Três Lagoas, assumi o compromisso com as Faculdades Integradas de Nova Andradina para ministrar aulas no período noturno. Em resumo, vivia na estrada entre Anaurilandia, Nova Andradina e Três Lagoas.

Talvez você esteja se perguntando, mas se tem medo de falar em público, porque dar aula?

Eu acreditava que se enfrentasse meus medos os superaria. Não funciona assim.

As aulas eu conseguia ministrar, porém, quando havia sessão plenária de júri, eu simplesmente desabava. Gaguejava, suava frio, fora o estresse durante 15 dias que antecedia o julgamento. E quem sofria com tudo isso, era minha família.

Em agosto de 2011, enfim, fui titularizado e me tornei Defensor Público de primeira entrância, na cidade de Deodápolis. Como minha esposa não conseguiu transferência, só a via aos finais de semana.

Já em junho de 2012 me removi para Água Clara, por ser mais próxima de Três Lagoas e, em setembro de 2013, promovi para Três Lagoas, para atuar na Defensoria Pública da Infância e Juventude e Fazenda Pública.

O início foi tenebroso, e, verdadeiramente pensei e deixar a carreira. Isso porque, na infância e juventude, me sentia um fantoche, e não via a justiça ser feita.

Em janeiro de 2014, acabei por me remover para a 1ª Defensoria Pública Cível, com especialidade em família e sucessões, a qual estou até hoje.

Porém, uma sombra me perseguia, o medo de falar em público e, somado a isso, o de levar os problemas dos outros comigo, além de não saber falar NÃO.

Em julho de 2014 me dispus a me submeter a um treinamento comportamental de inteligência emocional, Leader Training, com o meu primeiro mestre na área, Tadashi Kadomoto.

Foi transformador, pois me permitir viver e vivenciar cada momento, e conhecer mais a fundo minhas sombras e, com isso, recontextualizar minhas crenças limitantes.

Alguns medos, dentre eles, o de falar em público, foram superados, e a verdade é que, quando você ingressa nesse mundo de inteligência emocional, simplesmente vicia, porém, se você não praticar os aprendizados, acaba retornando á rotina.

De fato, estava mais evoluído mental e espiritualmente, mas regressei a rotina, e outras sombras passaram a me atormentar.

Então, em 2018 tive a oportunidade de participar da formação Dale Carnegie Course, que muito me ajudou com estabelecimento de metas, gestão administrativa do meu gabinete. Porém, sentia que precisava evoluir ainda mais.

Acabei por fazer a formação de Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching, quando conheci meus amigos, irmãos e sócios, Gislei (era staff) e Ricardo.

Terminado o treinamento, de imediato comecei a realizar processos de coaching, e obtive muito sucesso como Coach.

Havia descoberto uma nova missão, também de ajudar pessoas, porém, agora a se desenvolverem como seres humanos.

Em 2019 fui aprofundar ainda mais, e me formei em hipnose Ericsoniana com coaching, e, em seguida, conclui a formação de Master Coach, ambos pelo IBC.

E quando tudo parece fluir maravilhosamente bem, fomos pegos pela pandemia. Tudo fechado e um futuro incerto, o medo era aterrorizante.

Muitas vidas foram perdidas e isso me fez refletir e agir para, mais rapidamente, me permitir transformar o maior número de pessoas.

Nesse momento, restabeleci contato com o Gislei, e firmamos a parceria para eu dar treinamentos no Instituto Prodep, criado por ele.

Quando as coisas começaram a se acalmar e o comercio foi se abrindo, isso já no final de 2020, estruturamos o treinamento Leader, cuja finalidade é transformar pessoas, com imensa expansão de consciência e inteligência emocional, e trouxemos para Três Lagoas e Presidente Prudente.

Ainda no ano de 2020, acabei por passar por alguns outros treinamentos on line, como Hipnose do Zero, Hackeando Mentes, Formação em Dinâmicas Vivenciais, Speaker, dentre outros.

Já em 2021, na ânsia de conhecimento, fiz a formação de treinadores do IFT, onde tive contato direto com grandes players como o mestre Massaru Ogata, Bruno Ferreira, Bianca Ogata.

Terminado o treinamento, tive ainda mais certeza da minha missão de transformar pessoas.

Então, buscando me aperfeiçoar para me doar 200%, fiz a formação de Practitioner em PNL (Programação Neurolinguistica), pelo Instituto Elã Vital, do mestre Bruno Ferreira, e em abril de 2022, me tornei Master em PNL.

Em 2022 formamos algumas outras turmas do Leader, e lançamos outros treinamentos, dentre eles, o Método Leader on line e o MENTALIDADE DE SUCESSO.

Ainda em maio de 2022, com a evolução do mundo e de nossas mentes, me tornei sócio do Gislei e mudamos o nome do instituto para INSTITUTO LEADER.

Já em setembro, a equipe aumentou com a chegada do Ricardo.

Hoje, como Defensor Público e Treinador, sei que, juntamente com essa equipe, sou capaz de transformar o mundo, e essa é minha MISSÃO.

Abrir Whatsapp
Podemos ajudar?
Olá!
Como podemos ajudar?