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A ARTE DE VIVER COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

1- INTRODUÇÃO

O conceito de Cérebro Trino foi desenvolvido em 1970, pelo neurocientista norte-americano, Paul MacLean.

O cérebro mais primitivo que existe e que todos os seres vivos, a partir dos répteis, possuem, é o reptiliano, o qual é responsável pelo instinto de sobrevivência.

É ele quem faz os nossos pulmões trabalharem e, diante de uma ameaça, nos faz agir em sentido de luta ou fuga. Além disso, ele é responsável por nossa energia (nossa intensão, nosso temperamento), além de nossos instintos e nossas percepções mais primitivas, tais como sono, fome, proteção, humanidade

Na nossa formação, o cérebro reptiliano é o primeiro a se formar.

Com a evolução da espécie e o surgimento dos mamíferos, surgiu também o cérebro límbico, responsável pelo armazenamento das emoções, sentimentos, memorias. Esse cérebro se forma até os 5 anos de idade aproximadamente.

O ser humano veio com um novo cérebro, o neocortex, que é racional e capaz de organizar os pensamentos, memórias, medições. A formação completa se dá até, aproximadamente, 20 anos de idade.

2- PILARES DA INTELIGENCIA EMOCIONAL

A inteligência emocional é composta pelos seguintes pilares:

a- Conhecimento das emoções

Ao se autoconhecer e olhar para dentro de si, passa a reconhecer suas luzes e sombras, bem como seus sentimentos e emoções, e as reações psicossomáticas que eles causam em você

b- Administração das emoções

As nossas emoções são reações psicossomáticas que, diante de um acontecimento, há a racionalização de um sentimento. Todo esse processo nos causa reações físicas e psicológicas.

Quando estamos diante de uma situação bastante traumática, por vezes reagimos de forma extrema e nos arrependemos depois.

Evidentemente não podemos controlar as emoções a ponto de escolher se a sentiremos ou não, porém, conhecendo a reação causada pela emoção, é possível administrá-la, para evitar que cheguemos ao extremo.

c- Automotivação

Ao nos dotarmos de inteligência emocional, diante das adversidades, conseguimos nos motivar a continuarmos no caminho de nossa missão.

d- Empatia

A empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro, sem julgamento e com verdadeira escuta ativa, na essência.

e- Relacionamento interpessoal

O ser humano foi criado para viver em sociedade e veio ao mundo para servir ao próximo, o que permite a evolução do mundo.

A inteligência emocional te permite se relacionar de forma mais harmônica com os que estão ao seu redor, seja no ambiente pessoal ou profissional, te viabilizando liderar, inclusive, os seus lideres.

3- PRINCIPAIS MECANISMOS PARA BUSCA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Conhecer as emoções e gerí-las

Elaborar estratégias para diminuir sentimentos negativos

Fale das emoções para pessoas de confiança

Perceba como age em suas relações interpessoais

Confie em si mesmo e eleve sua autoestima.

4- AS EMOÇÕES

Todos somos duais, possuímos luz e sombra, acerto e desacerto.

Essa dualidade é formada desde a nossa concepção, por meio de nossos sistemas de crenças, princípios e valores.

Tanto as nossas emoções, quanto esses sistemas, ficam armazenados em nosso cérebro límbico.

Emoção: é uma reação psicossomática (psique + corpo), normalmente inconsciente. Para DAMASIO, “consiste numa variação psíquica e física, desencadeada por um estímulo, subjetivamente experimentada e automática e que coloca num estado de resposta ao estímulo, ou seja, as emoções são um meio natural de avaliar o ambiente que nos rodeia e de reagir de forma adaptativa”1.

Sentimento: é a tomada da consciência da emoção. Os sentimentos são gerados por emoções e sentir emoções significa ter sentimentos.

EXEMPLO: quando nos encontramos com alguém e sentimos calafrio, batedeira, sudorese, isso é emoção que, a depender de como a interpretamos, pode gerar o sentimento de amor ou medo.

5- AS CINCO EMOÇÕES BÁSICAS

Eric Berne, ao estudar as emoções, descobriu que possuímos cinco básicas, sendo elas, raiva, medo, tristeza, alegria e afeto.

Todos nós nascemos com as cinco emoções e expressamos, primeiramente, sentindo, em seguida, o traduzimos por expressão verbal, e expressão corporal.

O sentir é um processo intrapsíquico natural de todos nós, ou seja, todos sentimos as cinco emoções básicas.

O uso da palavra como forma de expressar a emoção é exclusiva do ser humano, sendo ela símbolos mentais com poder de curar ou causar dano.

A expressão corporal é o terceiro tempo da emoção, que é a linguagem através do corpo, que se manifesta em determinadas áreas ativadas pela energia.

Eis o tempo das emoções:

6- CARACTERÍSTICAS DAS EMOÇÕES

RAIVA

Nasce de um obstáculo intransponível, que gera desequilíbrio, trazendo como consequência a agressão (física ou verbal), superação ou defesa, podendo ser até uma trava, bloqueio, inação.

MEDO

Surge quando se está diante de um perigo, colocando nossa energia para baixo, e tem como consequência a fuga ou a luta.

TRISTEZA

A tomada da consciência é de PERDA, e gera como consequência a PARALISAÇÃO ou RECUPERAÇÃO.

Assim como o medo, a tristeza leva a autoestima baixa e a energia produzida também é negativa.

sentir

expressão verbal

expressão corporal

A tristeza é a negação da alegria. Assim, quando a alegria foi frustrada, logo aparece uma raiva impotente que dará lugar para a tristeza. Longo período de tristeza leva a depressão.

ALEGRIA

Ela expande o ego e contagia, e surge da tomada de consciência da CONQUISTA, gerando como consequência a aproximação das pessoas.

Os efeitos são impulsos fortalecedores de energia.

AFETO

É a emoção que está presente nos estados de amor (em todos os seus rótulos – maternal, paternal, filial, fraternal, romântico), e surge da tomada da consciência da conexão, compartilhamento, proximidade, cocriação, gerando como consequência uma conexão mais profunda entre as pessoas.

FERRAMENTA – ATIVADORES EMOCIONAIS

O que sente:

O que diz:

O que sente em seu corpo:

7- SISTEMAS DE CRENÇAS

Todos nós contamos histórias de nossas vidas, boas ou ruins, que são tratadas como verdades absolutas, e são usadas como motivador ou “desculpinha” para fazermos ou não alguma coisa.
É verdade, também, que comumente, diante de um fato vivenciado por várias pessoas, cada uma tenha uma percepção diversa sobre o acontecimento. Como exemplo, se presenciamos um acidente de veículo, talvez uns o absorvam pelo meio sinestésico, outros pela audição, outros pela visão, e também pelas experiências vivenciadas, como perdas de pessoas queridas…. Cada um de forma diversa, ao ponto de, ao recontar o evento, o faça à sua maneira e das mais diferentes formas, a partir das percepções que tiveram e da intensidade de cada um dos seus sentidos.
Todas as nossas vivências relatam quem somos, e as contamos à nossa maneira, que, na verdade, não passam de metáforas, as quais são formadas, também, por crenças e valores que nos são incutidos desde antes do nascimento.
Crenças são verdades absolutas de cada ser, formadas por meio de acontecimentos, do ambiente em que vivemos, do conhecimento, e da imaginação, interpretada pelo cérebro, de forma boa ou ruim, causando sensações físicas. Cada vez que nos deparamos com determinadas situações, agimos ou nos bloqueamos conforme a crença formada. Por exemplo, quando bebê, a primeira palavra que aprendemos é “não” – “não faça isso, não faça aquilo, não suba aí que você vai cair”. Esse ambiente negativo nos cria a crença de incapacidade. Quando, porém, somos motivados a fazer algo e conseguimos atingir um objetivo, criamos a crença de que somos capazes.
Assim, diante de eventos futuros parecidos, agimos ou nos bloqueamos conforme as crenças formadas.
E aí, qual história você conta da sua história?

Referências
https://psicologado.com.br/psicologia-geral/introducao/as-emocoes

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