Postagens e Publicações

ANSIEDADE

É comum sofrermos pensando no futuro, apesar de não termos o dom de prevê-lo.

Segundo a OMS, no Brasil quase 10% da população sofre de ansiedade, e no mundo esse número sobe para 31%, ganhando da depressão, que representa 28%.

Mas o que é ansiedade afinal?

Como dito, todos nós, diante de uma situação que está por vir, como uma entrevista de emprego, ficarmos ansiosos, buscando, normalmente, prever o pior senário.

A ansiedade, até certo ponto, pode ser positiva, porém, quando perdemos o controle de nossos pensamentos, ela se torna maléfica podendo progredir para uma doença, denominada transtorno de ansiedade.

Segundo o site Psiquiatria Paulista, “ansiedade é uma reação natural do corpo, desencadeada em momentos de tensão ou estresse. Essa reação caracteriza-se por sintomas cognitivos e físicos, dentre eles o medo, estado de alerta e fuga, respiração acelerada, pelos ouriçados, taquicardia e suor.”

Medo e ansiedade não se confundem, sendo o primeiro uma emoção desencadeada por uma situação real ou imaginária, porém, cujo resultado é conhecido pela pessoa, como por exemplo, medo de altura, medo de falar em público, medo de ficar em lugar fechado.

Ansiedade, por outro lado, é a apreensão sobre algo que está por vir, e tem como reação o medo.

O que causa a ansiedade?

A causa da ansiedade pode ser das mais diversas, pois, como ensinamos na programação neurolinguistica, “o mapa não é o território”, ou seja, cada um tem uma forma de ver o mundo à sua maneira, e o que gera ansiedade em uma pessoa é possível que outra não a sinta.

Mas é fácil você descobrir se está com ansiedade, pois os sintomas são perceptíveis.

· “Sintomas físicos: eriçamento de pêlos, (taquicardia), aumento da frequência respiratória ou falta de ar, sudorese (suor), tensão muscular, dor de cabeça.

· Sintomas comportamentais: irritabilidade, impulsividade, agressividade, ritmo de fala acelerado, gesticulações exacerbadas · Sintomas cognitivos: problemas de concentração e de memória, excesso de preocupação, dificuldade de tomada de decisão, problemas para dormir ou na qualidade do sono (insônia).

· Sintomas emocionais: sentimento de incapacidade, paralisação, tristeza, nervosismo, pensamento de tragédia iminente”.

Ansiedade e transtorno de ansiedade são diferentes, pois o primeiro todos nós sentimos em algum momento da vida, uns mais outros menos, porém, o transtorno é patológico pois a pessoa fica ansiosa em tempo integral, pelo período de no mínimo 4 meses.

Nos casos de transtorno de ansiedade, deve-se buscar ajuda de um médico psiquiatra, além de psicoterapias que sempre contribuem para o desenvolvimento da inteligência emocional.

Mas não sendo o caso de transtorno, o que fazer para deixar de sentir ansiedade?

O importante é manter o foco no presente. Para isso, a programação neurolinguinstica nos ajuda muito com suas técnicas e ferramentas de estado de presença.

Além disso, é importante escrevermos as nossas metas de longo, médio e curto prazo, e dividirmos em tarefas diárias escritas. Com isso, não esqueceremos o que é importante fazer e com isso não sofreremos com a ansiedade.

Uma boa noite de sono é importante para nossa mente e corpo. Uma boa dica caso não consiga dormir pensando no futuro, é meditar, e hoje temos vários canais gratuitos a disposição no youtube, spotfy, etc.

Socialize-se, pois quando estamos interagindo com família, amigos, nos descontraímos e focamos no agora, consequentemente, deixamos de lado o que nos causa preocupação.

Faça atividades físicas, já que ela exige esforço físico e concentração no momento do exercício. Mas mais que isso, ela libera endorfina e serotonina responsáveis pela sensação de bem-estar, vitalidade e satisfação.

Por fim, quando você se perguntar “e se der errado”, como por exemplo, “e se a entrevista de emprego der errado”, eu te convido a focar no positivo “E SE DER

CERTO”, sua perspectiva mudará para o positivo e isso te tornará mais seguro de si.

Agora que você sabe de tudo isso, está em suas mãos querer continuar a sofrer de ansiedade.

FONTE

https://noticias.r7.com/saude/oms-129-milhoes-de-pessoas-no-mundo-desenvolveram-depressao-ou-ansiedade-em-um-ano-17062022 https://psiquiatriapaulista.com.br/ansiedade-tudo-sobre-o-novo-mal-do-seculo/

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Abrir Whatsapp
Podemos ajudar?
Olá!
Como podemos ajudar?