O QUE É
Muito se ouve sobre procrastinação, e por mais que saibamos o seu significado, pouca atenção damos a esse grande mal, até que percebemos o quanto deixamos de viver, e, a partir daí, vem o sentimento de frustração, tristeza, arrependimento, que pode desencadear um estado depressivo e até mesmo uma depressão.
Caso alguém desconheça o significado da palavra, procrastinar é deixar para depois algo relevante para sua vida, é sonegar a si próprio.
QUAIS AS CAUSAS
E o que realmente causa a procrastinação?
A procrastinação pode estar ligada a situações de ordem psicológica (distúrbios mentais, ansiedade, autoestima baixa, crenças limitantes de julgamento) e fisiológica (decorrente de alguma anomalia no córtex pré-frontal, responsável pelo controle dos impulsos e determinação do foco).
Quem já deixou de fazer algo por medo de reprovação dos outros? Ou por não se achar capaz?
Isso não é preguiça e sim procrastinação.
COMO IMPACTA A VIDA
A procrastinação pode gerar inúmeros transtornos na vida do procrastinador, afetando todas as áreas da vida, como família, social, saúde, profissional, financeiro.
O procrastinador tem o hábito de não se organizar e não executar suas ações em tempo hábil, e com isso, acaba se afastando das pessoas, negligenciando a saúde a parte financeira e profissional.
Imagine que você tenha que cumprir uma tarefa no seu local de trabalho, mas acaba deixando para a última hora e não consegue executá-la. Isso provavelmente vai gerar um desconforto muito grande, pois pode trazer prejuízo financeiro, deterioração da imagem da empresa, prejuízo ao cliente, etc.
Imagine ainda, que você tenha um boleto para pagar, e espera até o ultimo dia. Porém, um imprevisto acontece e você não paga. No dia seguinte já terá que pagar com juros, multa e o prejuízo financeiro está instalado.
Ou talvez você comece a sentir um desconforto, mas nada faz para descobrir a causa e tratar. De repente você tem um enfarto e pode vir a óbito.
São exemplos simples de procrastinação, mas que ocorrem todos os dias na vida de milhões de pessoas.
CONSEQUENCIAS
O ato de procrastinar, além das consequências diretas e imediatas como o prejuízo financeiro por exemplo, também faz mal à saúde mental, pois, ao deixar para depois algo importante, as demandas começam a se acumular, e o procrastinador passa a viver sob pressão, que gera o estresse, frustração, insegurança, sentimento de incapacidade e, como dito, pode desencadear um estado depressivo e até uma depressão.
TIPOS DE PROCRASTINADORES
Relaxado: esse perfil busca fazer somente o que lhe dá prazer, deixando de lado tarefas mais chatas.
Perfeccionista: se apega a detalhes pequenos para não executar o que precisa.
Sonhador: idealizam os planos, mas não conseguem executar as tarefas por acharem difíceis demais.
Evitador: tem medo de assumir tarefas que acham que não conseguirão administrar.
Criador de crises: tem consciência de suas obrigações, porém não consegue realiza-las, deixando para o último minuto. Gostam da pressão.
Ocupado: tem dificuldade em priorizar tarefas porque tem muitos afazeres ou se recusam a trabalhar em algo que consideram indigno de seu esforço.
COMO PARAR DE PROCRASTINAR
A procrastinação é um hábito que deve ser mudado. Algo que, a princípio, não parece fácil, porém, existem inúmeras técnicas e ferramentas para auxiliar a superar a procrastinação.
Uma dinâmica de alto impacto emocional, somado a uma alteração de postura diária com certeza trará resultados.
Assim, ao olhar para o futuro e se permitir sentir a dor da procrastinação, bem como o sentimento de prazer e vitória ao se ver realizando todos os seus projetos, te ajudará a dar o primeiro passo rumo a ação.
Somado a isso, um bom planejamento, dividindo e priorizando suas metas em pequenas tarefas que você conseguirá executar diariamente, vai te permitir alcançar os seus sonhos.
Cada vez que cumprimos algo que nos foi determinado, nosso corpo ativa o neurotransmissor da endorfina, o hormônio da oxitocina, dopamina e serotonina, que trará sentimento de felicidade, realização e, com isso, trará motivação para continuar a realizar seus projetos.
Então, passe a agir na busca de seus sonhos, buscando analisar os possíveis resultados, para conseguir elaborar uma estratégia e viver de forma plena.